Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

17 de maio. Dia Internacional contra a Homofobia.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo em Taiwan e no Brasil

há 5 anos

Olá, amigos!!

Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Para acompanhar essa data, trouxemos uma notícia que tem tudo a ver com o tema.

Hoje, o Parlamento de Taiwan, quase dois anos depois de o Tribunal Constitucional da ilha definir que a proibição era inconstitucional, aprovou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Apesar da aprovação do parlamento, falta ainda sanção presidencial.

E POR QUE DEMOROU?

Porque a decisão da justiça de 2017 que tornava inconstitucional a proibição do casamento gay encontrou oposição por parte da opinião pública.

Foram então lançados pelo governo diversos referendos para discutir o tema, e o resultado foi a rejeição da legalização desse tipo de união.

O governo então foi obrigado a manter o conceito existente de casamento na lei civil, mas promulgou uma lei especial para definir a questão, que acabou sendo aprovada hoje.

DIREITOS

O projeto de lei do governo deu aos casais do mesmo sexo quase todos os direitos associados a um casamento, que incluem questões como seguro, guarda de crianças e impostos. Porém, não foi incluída na legislação a completa equiparação dos direitos de adoção.

BRASIL

E NO BRASIL, COMO FUNCIONA O CASAMENTO HOMOAFETIVO?

A união civil entre pessoas do mesmo sexo foi declarada legal aqui no Brasil pelo STF, em maio de 2011. A partir daí os casais homoafetivos tiveram direito a união estável.

Em 2013, O CNJ publicou a Resolução Nº 175 de 14/05/2013, que permitiu/obrigou aos cartórios a registrarem casamentos homoafetivos.

ENTÃO O CASAMENTO HOMOAFETIVO É PERMITIDO POR LEI?

Não, pois não há lei que tenha sido aprovada nesse sentido. O que garante a união estável e casamento entre pessoas do mesmo sexo aqui no Brasil é a decisão do STF e a já mencionada Resolução do CNJ, que se baseia nela.

MAS HÁ DIFERENÇA JURÍDICA ENTRE CASAMENTOS HOMO E HETEROAFETIVOS NO BRASIL?

Não. Os direitos e deveres aqui são iguais para qualquer tipo de união.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA O CASAMENTO HOMOAFETIVO EM CARTÓRIO?

Como não há diferença jurídica entre casamentos homo ou heteroafetivos, o procedimento é o mesmo e os nubentes também possuem os mesmos direitos.

Caso algum cartório não obedeça as regras da Resolução do CNJ, o caso pode ser levado ao conhecimento do juiz corregedor competente para que ele determine o cumprimento da medida.

A autoridade que se negue a celebrar ou converter a união estável em casamento pode responder ainda um processo administrativo.

FONTES: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/17/taiwan-se-torna-no-1o-pais-da-asiaalegalizarocasam... . Acesso em 17/05/2019 .

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/casamento-gay-naoelei-masedireito-garantido-pela.... Acesso em 17/05/2019.

https://enlacecolorido.com.br/vamos-casarentendaocasamento-homoafetivo-no-cartorio/. Acesso em 17/05/2019.

  • Publicações3
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações192
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/17-de-maio-dia-internacional-contra-a-homofobia/710015358

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tema atual e bem esclarecedor, pois ajuda a elucidar dúvidas da tratativa juridica... continuar lendo

Muito interessante! Um avanço. continuar lendo

Grande conquista dos homossexuais. Avanço! continuar lendo

As pessoas deveriam parar de focar suas atenções em questões sexuais porque a sociedade que estamos construindo tem deixado temas de alta importância para trás, enquanto discute coisas triviais.
Que importância tem com quem cada um se relaciona?
Quando vejo pelo que gritam as multidões, desanimo da raça humana. continuar lendo